domingo, 10 de fevereiro de 2008

Sábado - Passeio pelo Raso e Cascais



Fui dar 1 volta mais o meu pai pelo cabo raso e cascais. Ia com o intuito de ver alguns possíveis pesqueiros quando o mar estivesse grande.
Começei por ir aos viveiros abandonados do cabo raso e fiquei estupefacto com o que mesmo à beira mar. Vejo centenas de sapateiras mortas a darem a costa. Liguei a um Mestre amigo, e perguntei se tal seria possível. Ele disse me que cá não existe esta espécie. E que põe em hipótese ter sido uma descarga de algum viveiro por estas já não se encontrarem em condições.

Prossegui caminho rumo a cascais, com a intenção de ir treinar a pesca à bóia no que toca à captura. Recentemente tenho me iniciado na pesca à bóia, mas o vício de ter o Drag fechado ( tal como pesco no barco ) fez com que por diversas vezes tenha perdido bons exemplares. Como foi o caso de 1 robalo na foz do arelho com o meu amigo Sérgio ( sargollini ), o bicho rondava os 4 kilos. Estupidamente fechei o drag e o empate acabou por queimar e por sua vez partir.

Foi então que decidi ir às taínhas em cascais ( tal como o meu padrinho de pesca à bóia me mandou para trabalho de casa! ).

Foi 1 Tarde engraçada sempre a tirar tainhas e salemas! Era Catch & release! Cheguei ao fim do dia cansado porque realmente era so tirar e tirar. Sempre a iscar com sardinha ( lombinhos ) e a engodar.

Fica o filme de uma..


10 comentários:

Anónimo disse...

AHAHAHAHAH

Até que enfim que vejo alguém interessado em aprender a pescar à bóia, pois os meus treinos começaram precisamente por aí.

Treinar com as tainha e as salemas é o melhor, mas tens que usar fios finos, tipo 0,18 ou 0,19 pois aí tens mesmo que treinar o drag, claro está que com salemas se elas morderem o estralho bye bye ihihihih.

Começar por aí e depois ir partindo para o resto.

Um abraço

Jonytretas

Anónimo disse...

ehehehhe

Muito bom,exactamente,assim é que se começa!
O treino com as Tainhas e Salemas vai ajudar em muito a maneira de trabalhares o peixe com a ajuda do carreto.
Tal como o amigo JonyTretas escreveu,pesca com linhas o mais fino possivel tipo do 0,12 até ao 0,18 tenta tambem comprar um camaroeiro,porque vai-te fazer imensa falta!

Grande abraço
(Padrinho)

Filipe disse...

Pensei que o camoreiro fosse prenda do padrinho... hihihihi

Pesquei com 0,19 da escamma ;)

Um abraço aos dois

Anónimo disse...

ui ui...eheheh
...Prenda do Padrinho...opah o Padrinho não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego...

Mas posso emprestar-te o meu !

Aquele abraço
GodFather

Zeus disse...

essas sapateiras são de algum viveiro sim.
quase diariamente vão a esse local descarregar.
não são só sapateiras!
já vi lavagantes, sapateiras e lagostas.
o pior é que nem sequer querem saber se as pessoas veem eles a atirar isso para o mar, atiram comtigo ao lado e tudo.
mas deixa lá que já é normal.eheh
mete antes 0,10 no empate.ihih

Filipe disse...

Atão empresta! Padrinho :D
ihihihihih

Como eu gosto do meu Padrinho!

xD

Abraçao!

Anónimo disse...

companheiro filipe sou um leitor assiduo deste blog pk axo k esta muito bem concebido,gosto de ler as cronicas apesar de nunca ter postado nada por aqui sou visitante assiduo.
a minha intervençao é no sentido de esclarecer aquelas sapateiras e outros mariscos despejados nas rochas.sou pescador assiduo do local onde tirou as fotos e nesse mesmo local existe um viveiro activo e bem activo mesmo ao lado do farol essas sapateiras sao criadas nesse viveiro assim como outros mariscos!!de facto esses despejos sao mariscos que nao estao em condiçoes para consumo e é frequente esses despejos nesse local talvez por isso seja um pesqueiro muito procurado principalmente e noite onde é dificil arranjar lugar para o vicio da pesca.

abraço

pedro

Anónimo disse...

ahahah

Só agora é que percebi o que dizes no fim do filme...Duhh
È isso pah,tens que ir limpando o mar para eu ir lá tirar uns peixes...
ehehhe...Força nelas q;^)

Um abraço
Sérgio

Sam disse...

isso mesmo, o teu padrinho eh esperto, manda-te TPC... apanhar taínha e salema.... trienas, e vasi lim pando o mar, pra depois eu la ir ferrar uns cabecudos !

hihihihi

Anónimo disse...

belo treino, assim é que é...mais vale perderes umas tainhas que um robalo ou uma dourada...belo professor. empresta masé o chalavar ao miudo. ahhahhahh